
e-Social
e-Social e Segurança do Trabalho (SST) referem-se à obrigatoriedade das empresas brasileiras de enviar informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho para o sistema digital unificado do Governo Federal, o eSocial. Este sistema centraliza dados sobre riscos ocupacionais, medidas de prevenção, exames médicos e acidentes de trabalho, simplificando a gestão e a fiscalização governamental. A implementação do eSocial SST é obrigatória para todas as empresas, com prazos variando conforme o faturamento, e deve ser realizada em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs).
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O que é o eSocial SST?
O eSocial é um sistema do Governo Federal do Brasil que unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.
O eSocial SST refere-se à parte do sistema eSocial dedicada à Saúde e Segurança do Trabalho, onde as empresas registram dados sobre as condições de trabalho.
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Por que é importante?​
O sistema simplifica o envio de informações de SST, que antes era feito em diversas plataformas, para um ambiente digital único.
​A plataforma assegura que as empresas cumpram as leis e as Normas Regulamentadoras de SST.
​Ao integrar informações, as empresas podem identificar e mitigar riscos, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.
Quais informações são enviadas?
As empresas enviam dados relacionados a:
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Riscos Ocupacionais:
Informações sobre os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no ambiente de trabalho.
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Medidas de Prevenção:
Detalhes sobre os programas de prevenção e proteção adotados pelas empresas.
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Monitoramento da Saúde:
Informações sobre exames médicos ocupacionais e os resultados de exames toxicológicos (para motoristas).
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Acidentes de Trabalho:
Registro de acidentes de trabalho, acidentes de trajeto e doenças ocupacionais através da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
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Principais eventos de SST no eSocial.
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S2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
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S2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador.
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S2240: Condições Ambientais de Trabalho
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Quais os documentos de SST necessários para o envio do eSocial.
Há seis documentos de SST obrigatórios para o envio das informações pelo eSocial. Veja abaixo quais são:
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PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
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AET – Análise Ergonômica do Trabalho;
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LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho;
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PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
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Laudo de Insalubridade;
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Laudo de Periculosidade.
Quem é Obrigado a Enviar?
A obrigação de enviar informações de SST para o eSocial é para todas as empresas brasileiras, de acordo com um cronograma de implantação baseado no porte e faturamento da empresa, sendo que o envio tornou-se obrigatório a partir de janeiro de 2023.
​O que nós da Correia e Melu's iremos realizar.
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Envio dos Eventos
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S2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho​ (CAT)
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S2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador
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S2240 - Condições Ambientais de Trabalho
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